Tempo de Saragaço na Barra da Lagoa
exposição fotográfica no Rancho do Saragaço

O Saragaço, desde 2005, dá continuidade à tradição da pesca artesanal da tainha, com rede de cerco de praia, com canoa a remo, na Praia da Barra da Lagoa, em Florianópolis.

A pesca da tainha é presente historicamente na formação de comunidades pesqueiras no Litoral Sul e Sudeste do Brasil.

Essa exposição é parte das atividades culturais do Rancho do Saragaço, para fortalecer a importância da pesca artesanal e a permanência do rancho na beira da praia, como um centro de referência para compartilhar saberes e habilidades da pesca de cerco de praia, durante a temporada da tainha e nos demais meses do ano.

A curadoria das imagens é compartilhada, com uma seleção de fotografias do acervo de Chinho e Simone Neves (Saragaço), e Rafael Devos e Gabriel Coutinho Barbosa (IBP/UFSC). São destaque lanços de toneladas de tainhas, o peixe mais relevante culturalmente da Ilha de Santa Catarina.

Um lanço envolve uma sequência de habilidades, acompanhando os movimentos dos cardumes na sua passagem pela praia:

Os vigias permanecem em pontos elevados estratégicos, acompanhando do nascer do sol até o final do dia os sinais da presença de cardumes.

Há várias maneiras das tainhas mostrarem sua presença: nas ondas, saltando, em manchas escuras, agitando a superfície das águas… Com base nesses sinais, os vigias confirmam a presença da espécie desejada, estimam o tamanho do cardume e a direção de sua corrida.

Ao sinal dos vigias, o patrão, os remeiros e o chumbereiro partem com a canoa, para iniciar o cerco

O chumbereiro lança a rede, enquanto a canoa contorna o cardume.

O cerco continua com os camaradas de praia puxando para a praia as duas pontas da rede esticada, evitando a fuga das tainhas.

Na praia, o lanço se completa com a retirada das tainhas da rede, sua contagem e divisão em quinhões entre os membros da parelha.


Quem ajuda no arrasto, também ganha uma tainha.

Lanço de 12.000 tainhas em 2022.

O Saragaço, nome da parelha, descreve a força do que a rede mistura no chão da praia: tainhas, amizades, alegrias e memórias das temporadas passadas.




Saragaço campeão do Troféu Tainha em 2015.

Documentário Ver Peixe, produzido com o Saragaço, entre 2014 e 2017.
Visite a exposição no Rancho do Saragaço, na Barra da Lagoa.
Siga as atividades do Saragaço: @saragaço_floripa
